quinta-feira, 18 de agosto de 2011

O Cuidar e o Brincar na Educação Infantil


Antigamente, a escola de educação infantil tinha uma concepção assistencial, onde as crianças ali passavam o dia todo para que seus pais pudessem trabalhar. Nesse período os papeis eram bem claros: um cuidava e o outro educava. As monitoras passavam o dia olhando as crianças brincarem e era o professor quem cuidava da parte pedagógica ou seja com o desenvolvimento intelectual planejado.  Ainda, hoje, essa idéia persiste em continuar a nível familiar, porém há um trabalho mais consciente nas escolas públicas sobre o verdadeiro papel do professor e a função da Educação Infantil garantidas no seu PPP.

A Educação Infantil há muito veio sendo descaracterizada, assumindo inúmeras funções que lhe foram atribuídas:

Função assistencialista: para as classes trabalhadoras, cuidar da criança, significava liberar a mãe para desempenhar suas atividades profissionais; para as de poder aquisitivo mais elevado, cuidar , significava substituir uma “babá”. Ainda assim, nos dias atuais há um ranso dessa idéia.

Função compensatória: Até pouco tempo essa idéia ainda vigorava, ou melhor nos deparamos com alguns profissionais que  a alimenta ou a defende por acreditar ser esse o caminho que abre as portas para a alfabetização. Para as camadas populares, compensar atrasos decorrentes das privações culturais e econõmicas; para as classes méidias e alta, garantir, a iniciação à leitura, à escrita e ao cálculo. É uma porta que se abre para resolver os fracassos na escolaridade seguintes.

Os pais cobram constantemente atividades no caderno da criança, tarefas e não aceitam que o brincar faz parte da infância e que contribue para a aprendizagem.

Função sanitária e nutricional: garantir o ensino do hábito de higiene, compensar a desnutrição infantil através da merenda escolar.

No dia 08/04 ainda fiz a seguinte pergunta para as professoras e TDE (Tecnica de Desenvolvimento Especializado) Qual a importância de brincar para as crianças do Pre de 4 e e 5 anos de idade? Brincar de forma pedagógica e intencional. O que é possível observar nas crianças durante o brincar? É importante observar a fase de desenvolvimento da criança.

Buscamos hoje, o resgate da função pedagógica do cuidar e do brincar, passando a tarefa dos educadores, o resgate da função pedagógica da Edcuçaão Infantil. Resgatar essa função pedagógica significa,  perceber que o papel da Educação Infantil vai além do simples “pajear” a criança para a mãe. Dismistificar essa idéia assintencialisata, requer da escola uma proposta concreta e o assumir um novo posicionamento frente ao brincar e  o cuidar.
Supervisora Neryne

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