PROJETO A COR DO BRASIL

             

JUSTIFICATIVA

         As crianças não são naturalmente preconceituosas. Elas aprendem a ser com os adultos. Aproveitando essa fase essencial da vida de todo ser humano, na infância, procuraremos valorizar sentimentos e valores positivos que esses pequenos e especiais seres trazem em si.
Responsável pelo processo de socialização, a escola estabelece relações entre crianças brancas e negras, possibilitando a convivência com diferentes raças e gêneros e a construção da identidade. Ao vivenciar essa proposta volta-se para a observação das diferenças enquanto características e abandonam-se preconceitos que ao longo do tempo da história serviam para a desvalorização dos atributos individuais. Levando-se em consideração que é preciso educar o indivíduo para a convivência saudável no espaço em que está inserido, ao propor este trabalho, busca-se a compreensão de como são construídas as relações raciais e sociais. A importância disso consiste na quebra de preconceitos, inclusão social e promoção da equidade.

OBJETIVOS GERAIS

·         Possibilitar o desenvolvimento de valores básicos para a consciência da mistura das três raças que deu origem ao povo brasileiro, para o respeito ao outro e a si mesmo.

·         Compreender, respeitar e valorizar a diversidade sociocultural e a convivência solidária em uma sociedade democrática.

·         Valorizar a cor da pele de cada um, levando-os a perceber que tem a ver com a cor da pele das pessoas da família de cada um.

·         Proporcionar meios para que a criança desenvolva a linguagem, a escrita e a coordenação de maneira contextualizada.

·         Estimular o pensamento rápido, a concentração e atenção.

·         Despertar para a seqüência lógica dos fatos.

·         Desenvolver atividades que envolvam noções matemáticas.

·         Levar a criança a perceber que na indústria acontece a transformação dos produtos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Demonstrar ações de irmandade, fraternidade.

·         Reconhecer o número de letras das palavras .

·         Pesquisar gravuras/fotos .

·         Expressar situações vivenciadas ligadas à religiosidade.

·         Identificar palavras que representem o nome de alimentos de origem Africana.

·         Resolver pequenos problemas.

·         Ouvir músicas relacionadas ao tema e mostrar o que percebeu na letra e no som das músicas.
·         Reconhecer som afro.

·         Entender que parentas são pessoas que pertencem à mesma família.

·         Conhecer a história de vida dos escravos.

·         Entender que o povo brasileiro é formado por mistura de raças.

·         Perceber a diferença entre produto natural e produto industrializado.

·         Reconhecer algumas formas geométricas.

·         Perceber linhas retas e curvas.

·         Diferenciar curvas abertas de curvas fechadas .Desenvolver noções de temperatura, espessura, posição, formas, quantidade, conjuntos.

·         Formar conjuntos com quantidades diferentes de elementos.

·         Resolver situações problemas.

·         Contar objetos.

·         Reconhecer as letras vogais .
·         Ler e formar sílaba a partir da palavra estudada .
·         Identificar fichas com seu nome.

·         Reconhecer letras do seu nome e do nome de alguns colegas (5 anos).
RECURSOS  MATERIAIS

·         Histórias;

·         Musicas;

·         Brincadeiras ;

·         Imitação e mímica;

·         Dramatização;

·         Dobradura;

·         Pesquisas ;

·         Gravuras ;

·         Jogos diversos;

·         Cartazes e murais;

·         Ilustrações;

·         Caixas de leitura;

·         Livros de literatura infantil;

·         Revistas para recortes;

·         Jornais e revistas;

·         Rótulos;

·         Montagem de álbuns;

·         Observações ;

·         Palitos de picolé ;

·         Sucatas;

·         Conversas informais;

·         Questionamentos;

HUMANOS

· Professores;

·         Crianças ;

·         Demais funcionários;

CONTEÚDOS

·         Leitura, identificação e escrita de letras  e famílias silábicas das
palavras-chave: MAE – COELHO – MENINA – ESCRAVO – FITA – CAFÉ;
·         Vogais e encontros vocálicos;
·         Cores: Preto, branco, vermelho e marrom.
·         Cor secundária: Cor-de-rosa;
·         Meios de comunicação: Bilhetes, recados, telefone, televisão livros, revistas.
·         Quem são nossos parentes.
·         Cor dos povos que vinham da África.
·         Quem eram os escravos?
·         Como os escravos eram tratados?
·         Povo brasileiro, mistura de raças: branca, negra e indígena
·         A cor da pele de cada um.
·         Valorização e respeito.
·         Numero e numeral.    
·         Formação de conjuntos; 
·         Situações problemas envolvendo adição e subtração.
·         Noção de aumentar ou diminuir.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 
ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS

O projeto será desenvolvido dentro da história “Menina bonita do laço de fita” que será contada por partes, intercalando os conteúdos curriculares e atividades relacionadas aos conteúdos, observando as habilidades e competências.
As variações que se fizeram necessárias serão contextualizadas dentro das áreas .


LINGUAGEM

·         Pesquisa em jornais e revistas das palavras: Trabalho, escravo, Brasil, Portugal e África.
·         Identificação de palavras pesquisadas através de caça-palavras .
·         Leitura, identificação e escrita das letras vogais  e famílias silábicas estudadas  nas palavras-chave , dentre elas :
MAE – COELHO – MENINA – TELEFONE – ESCRAVO – FITA – CAFÉ.
·         Leitura de fichas dos nomes.
· Dramatização de histórias;
·         Interpretação de histórias.
·         Reconto de histórias.
·         Conto de casos diversos (individual).
·         Interpretação de histórias.
·         Reconto de histórias.


Professora Cleudimara alfabetizadora do 1º ano